O formulário ETIAS serve para viajar à Europa. A União Europeia decidiu fazê-lo para todos os viajantes que NÃO precisam de visto para entrar na UE. Ou seja, serve para se ter um maior conhecimento e controle das pessoas que, cada ano, passam pela Europa por um período curto. Esse formulário deve ser preenchido e obtido antes de viajar para a Europa e não elimina os requisitos de entrada nos países.
Vale destacar que essa autorização ETIAS não é um visto, mas um processo muito semelhante ao formulário ESTA, que devemos preencher para ir aos EUA (em caso de não precisar de um visto).
Todos os cidadãos de países que estão isentos de solicitar um visto Schengen terão que processar sua autorização de viagem ETIAS on-line, para poderem fazer essa viagem sem problemas. Para obter essa autorização, os viajantes devem preencher um formulário on-line com seus dados, fornecer os dados do passaporte ou responder a algumas perguntas.
Os países que não fazem parte do Espaço Schengen, como Reino Unido, Irlanda do Norte, Chipre, Bulgária, Croácia e Romênia, têm seus próprios requisitos de entrada e, portanto, esse formulário on-line do ETIAS não seria válido para entrar nesses países. Uma vez que o viajante obtenha a isenção do visto ETIAS, ele será válido por um período de três anos consecutivos para estadias múltiplas. A autorização ETIAS concede uma suspensão legal de, até, 90 dias dentro de um período de 180 dias.
A ideia da União Europeia era lançar esse formulário on-line neste ano de 2021, mas, com o impacto da crise do coronavírus, muito além da saúde, o plano de colocar essa medida em prática este ano também foi afetado. Dependendo da evolução da pandemia, o formulário ETIAS poderá entrar em vigor no final do próximo ano de 2022. Portanto, por enquanto, deve-se esperar por mais novidades sobre esse formulário ETIAS, para viajar para a Europa.