Em tempos de crise mundial afetando o Brasil diretamente, empreendedores brasileiros podem se interessar em levar seus planos para a Europa. Na Espanha, especificamente, é possível encontrar um clima favorável e levemente similar ao brasileiro, para quem não aprecia ou não quer se arriscar em culturas socioeconômicas muito distintas. Além disso, o país é um dos que mais oferece boas propostas de negócio, além de estar em fase de constante facilitação para empreendedores estrangeiros.
Um estudo do mercado espanhol e habito de consumo pode ser um obstáculo para quem ainda não possui os conhecimentos aprofundados na área, ou mesmo para empreendedores que moram no Brasil. Para estes casos, uma pesquisa sobre iniciar-se em franquias espanholas pode ser interessante. Uma das vantagens deste ramo de investimento é a facilidade ao acesso das informações sobre o negocio, já que o franqueador disponibiliza todo o tipo de ajuda necessária para que o investimento prospere – incluindo estudos sobre público, gerenciamento das finanças e outras informações de grande interesse tanto para o franqueador quanto para o investidor.
Algumas franquias exigem um investimento inicial de valor variado, dependendo da área de interesse. Apesar de parecer estranho para novos empreendedores (já que numa abertura independente esta taxa não existe) ela funciona como uma entrada ao acesso das informações sobre a franquia. Isso inclui desde os direitos de uso da marca até a lista de distribuidores, passando também pelos estudos de consumo já mencionados anteriormente. Esta prática comum é de grande importância ao se pensar em adquirir franquias espanholas.
As possibilidades de negócio são ilimitadas, variando do mercado alimentício ao tecnológico. Cabe ao investidor analisar o que mais lhe agrada e o que acredita ter mais retorno financeiro em relação ao investimento inicial. Estes valores também variam desde 2.000€ até 100.000€ ou mais. Para empreendedores com menos experiência ou buscando apenas um modo mais fácil de se estabilizar no país, pequenas franquias em setores alimentícios podem ser uma boa alternativa.
Ao contrário de grandes redes de fast-food, um setor em expansão – independentemente do valor disponível para investimento – é a de alimentos naturais na Espanha, como a Naturhouse. Vale também a pesquisa de franquias brasileiras na Espanha, como a famosa Casa do açaí. Para quem trabalha com estética, setores de beleza e cuidado pessoal também apresentam um grande crescimento, sendo as franquias da rede D-Beauty Group apresentarem um aumento em sua procura – franquias do grupo podem ser encontradas também no Brasil, onde tem se desenvolvido recentemente.
Para quem mora na Espanha, vale uma visita pelas diversas feiras de franquias que estão para acontecer ainda no segundo semestre deste ano. Clique aqui para uma lista com todas elas, e mais informações sobre datas e locais. Aproveite!