O prêmio, que reconhece as empresas europeias com “resultados excelentes e sustentáveis” em todas as áreas do Modelo de Excelência EFQM – European Foundation for Quality Management -, endossa a estratégia e gestão da Fundação Jiménez Díaz. O hospital, que também obteve mais de 750 pontos de avaliação, o que lhe confere o selo EFQM 7 Estrelas, pontuação máxima desse reconhecimento, torna-se assim o primeiro, não só na Espanha, mas em todo o mundo, a receber este prestigioso prêmio .
Este prêmio avalia a estratégia e gestão do local, bem como a liderança na transformação do sistema de saúde para garantir a sua sustentabilidade, promovendo a inovação e a incorporação de novas tecnologias, prevenção em saúde, experiência do paciente e gestão eficiente e responsável, cuidado, professor e pesquisador, cultura centrada no paciente, digitalização a serviço da saúde, networking, inovação tecnológica e inúmeras boas práticas; aspectos todos colocados a serviço do paciente e da sociedade.
O centro recebeu o prêmio e acreditação através de uma ligação internacional, durante o Fórum Virtual EFQM, como continuação do EFQM 5 Stars 650+, que obteve em 2018 – cinco anos após atingir o EFQM 5 Stars com 550 pontos, na sua primeira avaliação para este reconhecimento – e que o tornou o primeiro e único hospital nacional, público ou privado, do seu nível de complexidade a obter a referida pontuação no modelo EFQM de excelência em gestão. Um marco que hoje registra seu maior salto qualitativo ao atingir o nível internacional.
Entre os valores de excelência da Fundação Jiménez Díaz mais destacados pela EFQM estão o altíssimo nível de digitalização da instituição e a forma de fazer Medicina. Além da clara orientação para o futuro e para o paciente, a sua visão inovadora e liderança na saúde, sua capacidade de mudança e flexibilidade – especialmente e amplamente demonstrada neste último ano de pandemia – e cultura organizacional profundamente enraizada.