Cada vez mais crescem os gastos com aplicativos de celular. A média do valor global gasto na App Store da Apple e no Google Play foi de 25.008 milhões de euros no terceiro trimestre deste ano, 32% a mais que no mesmo período no ano passado. No total, foram 36,5 bilhões de aplicativos entre as duas lojas. O TikTok foi o aplicativo mais baixado pelos usuários e o que mais gerou receita, de acordo com a Sensor Tower, depois, Youtube e Tinder. Com toda certeza, isso se deve ao impacto da pandemia do novo coronavírus.
A App Store foi, mais uma vez, a loja em que os usuários mais gastaram, 19 bilhões de dólares, e o Google Play continua sendo o líder. Do total de instalações, 8,2 bilhões vieram da App Store e o restante, 28,3 bilhões, da Google store. Algo lógico se levarmos em conta que nove em cada dez celulares no mundo usam Android.
Os jogos para celular também tiveram um grande crescimento: de 26,7%, para 20,9 bilhões de dólares. Mais da metade dessa receita veio de usuários da loja da Apple, que gerou 12,4 bilhões de gastos em jogos, 24% a mais que no terceiro trimestre de 2019. Na Google store, os jogos geraram 8,5 bilhões em receita bruta, 30,8% a mais.
O game chinês Tencent ficou em primeiro e segundo lugar em termos de arrecadação com Honor of Kings (e sua versão internacional Arena of Valor) e PUBG Mobile, respectivamente. Pokémon Go ficou em terceiro, depois de crescer 33%, e Roblox e Coin Master fecharam o top 5 em gastos do consumidor. Esses cinco jogos de maior bilheteria geraram 2,4 bilhões bilhões de dólares, 12% do total.
E você, qual aplicativo e jogo baixou e mais usou esse ano? Alguma sugestão sobre qual te ajudou mais a passar o tempo durante a quarentena?