Confira o que saiu no último Boletim Oficial do Estado (BOE)!
Todos os anos, o Boletim Oficial do Estado (BOE) é publicado para novas atualizações sobre a regulamentação da gestão coletiva de contratações de origem, que permite a contratação de trabalhadores que não se encontram em território espanhol. Nesse tipo de contrato, os profissionais são selecionados em seus países e recebem propostas e ofertas de trabalho dos empregadores espanhóis. Dessa forma, é possível solicitar diversos tipos de vistos de procura de emprego, que são dirigidos a filhos ou netos de origem espanhola ou a determinadas profissões.
No dia 24 de dezembro de 2021, foi publicada a ordem ISM/1485/2021 que regulamenta a gestão coletiva das contratações “En Origen” para 2022. E a boa notícia é que diferentemente do ano anterior, para este ano o atual Ministério da Inclusão, Segurança Social e Migração aprovou a concessão de vistos para procura de emprego, destinados a filhos e netos de origem espanhola ou limitados a determinadas profissões, com base nos princípios de direitos e integração de estrangeiros na Espanha.
O objetivo do Governo Espanhol é possibilitar a cobertura de necessidades laborais de alguns setores do mercado interno de trabalho, bem como a capacidade de acolhimento do país. Além, é claro, de valorizar a relação de migração entre os países de origem e controlar questões relacionadas a irregularidades migratórias. Mesmo com a persistência da crise sanitária, a nova ordem foi adotada com o intuito de regularizar, sobretudo, as particularidades do procedimento de contratação de trabalhadores sazonais ou de campanha até o fim do ano. No entanto, o Ministério considerou conveniente não aprovar a contratação de empregos de natureza estável nesta ordem.