Entre os vistos espanhóis, existe um específico para quem quer investir no país: o Golden Visa. Para solicitá-lo, é necessário cumprir alguns requisitos. Saiba quais são eles e os benefícios desse visto.
No post passado (Visto de empreendedor na Espanha: saiba a sua importância e como solicitar), falamos um pouco sobre o visto para empreendedor na Espanha. O Golden Visa, ou visto de investidor estrangeiro, faz parte desse tipo de visto, voltado para pessoas que querem investir no território espanhol, residindo no país de forma legal com a sua família.
Com a Lei de Empreendedores, criada em 2013 para incentivar o empreendedorismo no país, especialmente entre os jovens, uma das medidas estabelecidas foi o Golden Visa. O objetivo desse visto é justamente estimular e aquecer a economia espanhola, principalmente o mercado imobiliário.
Assim como todos os tipos de visto, é preciso se encaixar nos requisitos necessários para garantir o Golden Visa.
Quais são esses requisitos e quem pode solicitar?
Os interessados no Golden Visa devem se encaixar em uma das três modalidades de empreendedores ou investidores:
-
Empresário que comprove que irá desenvolver um projeto na Espanha;
-
Investidor da área imobiliária;
-
Investidor do segmento financeiro.
Para solicitar o visto, é preciso ter mais de 18 anos, não ter dependências criminais, comprovar que não tem irregularidades na Espanha e garantir que possui recursos financeiros suficientes para o investimento, bem como, para sua manutenção e de sua família em território espanhol. Além disso, também é necessário ter um seguro médico público ou privado e pagar a taxa de tramitação do visto.
Existem outros critérios específicos para cada categoria de investidor. São eles:
-
Empresários: O projeto da empresa precisa ser considerado como interesse geral do país, gerando empregos, levando desenvolvimento para a área escolhida ou representando uma inovação científica e tecnológica.
-
Investidor de imóveis: Nesta categoria, apenas quem possui a partir de 500 mil euros investidos no mercado imobiliário pode solicitar o Golden Visa. Esse valor também pode ser dividido em dois ou mais imóveis adquiridos na Espanha;
-
Investidor do mercado financeiro: Esses são investidores de ações ou participação em sociedades de capital na Espanha. Para solicitar o Golden Visa, é preciso ter, no mínimo, um milhão de euros em ações da bolsa, participações sociais de empresas espanholas ou em contas bancárias no país, ou ter 2 milhões de euros em títulos da dívida pública espanhola.
E quais são os benefícios para quem garante o Golden Visa?
As vantagens são enormes. Entre elas, obter o visto e o cartão de residência não só para o investidor, mas também para sua família. Além disso, a circulação para quem tem esse tipo de visto é livre entre os países da Europa.
Todo o processo envolve menos burocracia do que os demais, além de não exigir tempo mínimo de residência e permitir que o investidor realize os trâmites diretamente da Espanha. Ou seja, você pode realizar a solicitação quando já tiver viajado. Legal, né? O prazo de resolução das residências pela lei de empreendedores tem um prazo de resposta de 20 dias úteis. Passado esse prazo sem resposta por parte do governo espanhol se entende que o processo foi favorável por silêncio positivo.
A validade inicial do Golden Visa é de dois anos, podendo ser renovado por até cinco anos. Ele permite que tanto o investidor quanto sua família residam e trabalhe em qualquer região da Espanha.
Você é um investidor ou quer começar a investir e ficou interessado nesse visto? A Espanha Fácil pode auxiliar você para que todo o processo seja ainda menos burocrático. Entre em contato com a gente e expanda seu negócio para o país dos seus sonhos!