O aplicativo Google Maps vai expandir nos próximos meses suas ferramentas com inteligência artificial para alertar sobre Zonas de Baixas Emissões, mostrar a temperatura e as condições meteorológicas e terá uma nova interface de navegação que vai unificar rotas e meios de transporte. Além disso, vai implantar na Espanha o modo de condução “Assistente”.
A empresa Google planeja introduzir mais de uma centena de melhorias impulsionadas por inteligência artificial em seu serviço de mapas que chegarão ao longo deste ano, para que os usuários tenham acesso a informações mais precisas e atualizadas.
Estas novidades incluem a extensão das funções de Live View para o interior de centros comerciais, terminais de transporte ou aeroportos, de forma a poder indicar a passagem de elevadores, escadas rolantes, porta de embarque, entre outros elementos. Ele também indicará em que andar uma determinada loja está localizada e como chegar lá.
O Indoor Live View já está disponível para Android e iOS em algumas cidades dos Estados Unidos e, nos próximos meses, será implementado em diversos aeroportos, shopping centers e estações de intercâmbio de transporte em Tóquio (Japão) e Zurique (Suíça).
O Google Maps terá uma nova camada de qualidade do ar que vai indicar se é saudável ou não, uma ferramenta que pode ser útil para pessoas que sofrem de alergia ou em áreas sujeitas a poluição ou incêndios. Essas camadas usam dados de serviços como The Weather Company, AirNow.gov e Central e começarão a ser implementadas em Android e iOS nos próximos meses. A camada climática estará disponível globalmente e a camada de qualidade do ar será lançada primeiro na Austrália, Índia e Estados Unidos.
A empresa Google também está construindo um novo modelo de roteamento baseado no menor consumo de combustível, que leva em conta fatores como declives e congestionamento rodoviário, que será lançado primeiro nos Estados Unidos, em Android e iOS, no final deste ano e aos poucos alcançará o mundo inteiro.