O governo da Espanha aumentou recentemente as restrições à entrada de voos do Brasil e da África do Sul pela décima vez desde que começou a pandemia do Covid-19 a fim de evitar a propagação de variantes do vírus. Somente voos do Brasil para a Espanha ocupados por espanhóis ou andorranos, bem como residentes na Espanha, são permitidos, além dos passageiros em conexão internacional para um país fora do espaço Schengen.
A medida que entrou em vigor em 2 de fevereiro de 2021 vigorará, em princípio, até 6 de julho.
Estas restrições não afetam trabalhadores necessários para realizar as atividades do transporte aéreo. Também são contempladas isenções relacionadas a voos de aeronaves estatais, serviços de busca e salvamento, voos com escala na Espanha com fins não comerciais e que tenham outro país como destino, voos exclusivos de carga, ferry e humanitários, médicos ou de emergência.
Segundo o Ministério da Saúde, o governo espanhol poderá suspender as limitações por razões justificadas em função da evolução da pandemia de covid-19 e das decisões que possam ser adotadas de forma coordenada pela União Europeia.
Fonte: Consulado-Geral do Brasil em Madrid. UOL.