Uma das promessas da presidente Isabel Diaz Ayuso, é a redução de meio ponto no Imposto de Renda das Pessoas Físicas. O objetivo é entrar em vigor em breve com isso para que os contribuintes madrilenos possam beneficiar na campanha de rendimentos de 2022.
Essa redução beneficiará mais de três milhões de contribuintes. A economia fiscal calculada é de cerca de 300 milhões. Para as baixas rendas, acrescentam essas fontes, o impacto será de 5,6%, enquanto para as altas a economia calculada é de 2,4%. A equipe de Ayuso explica que um madrilenho que ganha 20 mil euros por ano pagará 340 euros menos que um catalão e em média 150 euros menos que os trabalhadores das regiões governadas pelo PSOE. Através de uma simulação realizada com uma amostra de 398.339 contribuintes do imposto de renda para o exercício de 2018 – que representa a situação dos 3,38 milhões de contribuintes residentes em Madri – a redução na arrecadação seria de 334 milhões de euros, embora se tratando de dados de três anos atrás, a estimativa podia variar um pouco.
A redução do imposto de renda de pessoa física não será a única anunciada por Ayuso em matéria tributária. Adianta-se que os jovens que vivam para alugar na região possam ser deduzidos do imposto de renda pessoa física até um máximo de 1.200 euros, o que representa 20% a mais do que o limite atual. Os potenciais beneficiários desta medida serão os contribuintes menores de 35 anos e até os 40 anos com obrigações familiares ou desempregados cuja base tributária não ultrapasse 25.620 euros em tributação individual ou 36.200 em conjunto. Serão investidos 10 milhões de euros na implementação desta iniciativa, que irá afetar cerca de 50.000 contribuintes.
Fonte: La Razón