O Presidente do Governo Espanhol, Pedro Sánchez, adiantou que os indicadores do governo preveem um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha de 1,4% no segundo trimestre do ano, em relação aos três primeiros meses de 2021.
Sánchez lembrou que o primeiro trimestre do ano, em que o PIB voltou a baixar um 0,5% em comparação aos três meses anteriores, foi “muito difícil” e pode ter sido devido a tempestade ‘Filomena’, que paralisou grande parte do país, além da terceira onda do coronavírus, que provocou a ampliação das restrições das atividades, mas o segundo trimestre já marcará uma mudança de tendência que levará a Espanha a liderar o crescimento da zona euro.
Durante seu discurso em uma conferência organizada pelo elDiario.es sobre os fundos europeus para a recuperação, Sánchez se mostrou convencido de que em três anos a Espanha vai recuperar o nível do PIB anterior à pandemia. O governo projeta um crescimento do PIB de 6,5% em 2021 e 7% em 2022.
“Isto é muito importante, porque em 2008 demorou 8 anos a recuperar o nível do PIB”, sublinhou Sánchez, embora tenha admitido que se trata de uma crise “muito diferente” da anterior, que teve uma resposta rápida por parte dos governos e instituições.
“São duas formas muito diferentes de sair da crise, indo da austeridade, a medidas muito expansivas”, enfatizou.
Fonte: Cinco Días / El País