O Governo Espanhol está preparando uma reformulação do regime de incentivo ao prolongamento da vida ativa de trabalho, para além da idade de aposentadoria. Uma das medidas planejadas é fazer uma espécie de cheque único que seria feito no momento em que a pessoa deixe o mercado de trabalho, isso acontece após ter prolongado a aposentadoria depois dos 66 anos – idade legal de aposentadoria em 2021.
Esta medida melhora o pagamento proporcionado pela Previdência Social – 4% a mais no valor da pensão por cada ano prorrogado – de forma que ao invés de aplicar no valor da pensão mensal, seria somado o valor aplicado e fazer um pagamento único pelo Estado, antes da aposentadoria, com todo o dinheiro acumulado nessa melhoria, de acordo com os anos de prorrogação.
A medida, que faz parte da reforma previdenciária que o Executivo vem negociando com os agentes sociais, abre o diálogo sobre a necessidade de aproximar a idade legal de aposentadoria para 66 anos e a idade real, segundo dados do Banco da Espanha, que seria aos 64,5 anos. E, mais especificamente, o redesenho das penalidades para a aposentadoria antecipada e dos incentivos para atrasar a aposentadoria.