A Oficina Nacional de Empreendimento (ONE) que o Governo Espanhol pretende criar, tem o objetivo de ajudar freelancers e empresários a iniciarem a sua atividade profissional e empresarial. Servirá também para organizar e coordenar o trabalho de entidades que também têm a responsabilidade de apoiar o empreendedorismo.
O âmbito de ação do ONE será nacional. Para chegar em toda a Espanha, utilizará a Rede Nacional de Centros de Empreendedorismo e os Postos de Atendimento ao Empreendedor. A ONE fornecerá informações e ajudará pessoas, empresas e instituições em processos internacionais. Também será usado como um arquivo com recursos que podem ser usados.
Além disso, serão criadas diferentes ferramentas que ajudarão o ONE a fazer a “Pyme Clinic”, um programa que incluirá assessoria personalizada às empresas. Por meio deste programa, as pequenas e médias empresas (pymes) serão treinadas para ajudá-las a inovar e serem mais sustentáveis e produtivas. Além disso, será lançado um serviço para que as empresas conheçam e aproveitem as opções de financiamento internacionais, como o programa Horizonte 2020.
A segunda ferramenta a ser criada será o Startup Europe. Neste caso, os empresários serão ajudados a estabelecer ligações internacionais com organizações europeias.
A ONE administrará os pontos de informação do empreendedor, localizados nas universidades e será responsável pelo lançamento do Observatório de Empreendimento. Este fará uma análise do ecossistema empreendedor no país, com relatórios periódicos e emitirá recomendações de melhorias. Da mesma forma, o Observatório tratará da divulgação dos diversos casos de sucesso do programa de empreendedorismo. O objetivo final será evitar a estigmatização do fracasso empresarial.
Será trabalhado para que haja uma ligação entre as diferentes áreas da Administrações públicas e os restantes organismos públicos. Eles receberão ajuda para se especializarem e a cooperação e o diálogo serão encorajados para colocá-los no campo empreendedor.