Embora a crise do Covid-19 tenha desacelerado inúmeros projetos em 2020, Madri continua a se transformar e o ano novo traz grandes empreendimentos no setor imobiliário que podem gerar milhares de empregos, além de tornar a capital ainda mais cosmopolita e sustentável.
O projeto “Madrid Nuevo Norte” é um dos mais esperados. No ano passado recebeu a aprovação final e prevê-se que este ano tenham início as obras subterrâneas dos 200.000 m2 de vias da estação de Chamartín, que também será totalmente transformada e se tornará um dos empreendimentos mais emblemáticos da cidade nos próximos anos. O plano é que este empreendimento esteja concluído em 20 anos e a expectativa é de gerar mais de 94 mil empregos na região, com uma população de 27,4 mil habitantes, portanto, será uma área ocupada por mais de 121,4 mil pessoas.
A reforma do Santiago Bernabéu, ao contrário de outros projetos, foi acelerada pela crise do Covid-19, em 2020. As obras continuarão ao longo deste ano e parte do próximo, já que Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, garantiu durante a Assembleia Ordinária e Extraordinária do Real Madrid que espera que a reforma seja concluída em 2022. O projeto, que teve um orçamento de mais de 500 milhões de euros, reportará uma receita ao clube merengue de cerca de 150 milhões por temporada.
Está prevista também uma reforma da Puerta del Sol, segundo o site Madrid Proyecta. A proposta é o rearranjo e eliminação de vários elementos da praça com o objetivo de ampliá-la de forma que continue a servir como a ágora da cidade de Madrid.
O ano de 2021 também será o culminar de grandes projetos como o de Caleido, perto das Cuatro Torres. Neste arranha-céus de uso misto, está a escola de negócios IE e a clínica Quirón Salud. Prevê-se que em setembro seja inaugurada também a área comercial e de lazer ao ar livre de mais de 16.000 m2, que será uma verdadeira injeção de vida social e oxigênio para a área com mais de 33.000 m2 de áreas verdes.