A Comunidade de Madrid acolherá grupos de alunos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Madrid para a realização de estágios nos albergues da região de fevereiro a junho. O projeto, que inicia inicialmente com oito alunos do Curso Superior em Gestão de Alojamento Turístico, visa estabelecer um primeiro contato entre os alunos e o mercado de trabalho, e permitirá aos alunos adquirir as competências necessárias para poderem desempenhar um eficaz desempenho das suas profissões.
Durante o estágio, os alunos tomarão conhecimento do exercício profissional das diferentes funções, uma vez que realizarão as atividades do perfil profissional. Também poderão conhecer as relações de trabalho e a organização dos processos, integrando as equipes de trabalho e colaborando com os responsáveis dos centros e trabalhadores dos diferentes departamentos dos abrigos. Da mesma forma, serão responsáveis pelas atividades de avaliação da qualidade dos serviços, equipamentos e verificação do grau de satisfação do usuário.
Esta formação prática permitirá o desenvolvimento do módulo de Formação em Centros de Trabalho para alunos do Curso de Licenciatura em Gestão de Alojamento Turístico da Escola Superior de Hotelaria e Turismo. Este módulo profissional, que articula os conhecimentos teórico-práticos adquiridos em sala de aula com o mercado de trabalho e as exigências das empresas, é obrigatório para os alunos que realizam Ciclos de Formação Profissional.
Esse programa de estágio será nos quatro albergues da juventude da Comunidade de Madrid: El Escorial (San Lorenzo de El Escorial), Los Batanes (Rascafría) e Las Dehesas e Villacastora (Cercedilla). Os albergues têm 128 quartos e um total de 378 camas, dos quais 20 são adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Cada um se adaptou à situação gerada pelo coronavírus por meio de um plano de medidas específicas para esses centros.