Existem dois principais tipos de trâmites para quem deseja transferir um curso do Brasil para a Espanha ou quem já finalizou e deseja equipará-lo no território espanhol: a homologação e a convalidação. Saiba mais no nosso artigo!
Estudar na Espanha é um desejo muito comum para quem quer ter ótimas experiências profissionais e acadêmicas em um país estrangeiro. É possível começar um curso do zero no país, assim como dar início a uma formação no Brasil e concluí-la no território espanhol. Todos os trâmites sobre o assunto nós iremos explicar nas próximas linhas deste artigo.
Homologação x equivalência
A homologação é o processo de equivalência de um curso iniciado e finalizado no Brasil a um curso realizado na Espanha. Ou seja, a formação acadêmica feita em terras brasileiras pode ser “convertida” e oficializada como uma formação espanhola. Esse processo é feito através do Ministério da Educação na Espanha.
O processo de homologação pode ser de estudos não-universitários ou universitários. No primeiro caso, é preciso diferenciar o Ensino Fundamental e Médio do Brasil da Educación Primaria, Educación Secundaria e Bachillerato da Espanha, já que cada um possui suas próprias especificidades.
Já no segundo caso, existem duas formas de homologar o diploma brasileiro: a equivalência, que certifica que o diploma estrangeiro é um diploma universitário e o diplomado recebe uma Credencial confirmando que possui estudos superiores ou universitários; e a homologação de fato, que faz a correspondência entre o curso realizado no Brasil e o mesmo curso existente na Espanha. Nesta situação, o diploma brasileiro terá os mesmos efeitos que um diploma espanhol e o diplomado terá todos os direitos que uma pessoa diplomada na Espanha, diferentemente do processo de equivalência. A homologação só é possível para exercer certas profissões, como Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Assistente Social, Engenheiro, Médico, Nutricionista e Veterinário.
Para realizar o processo de homologação de curso, geralmente é necessário o documento de identidade com cópia autenticada, além do diploma e histórico escolar legalizado por apostila de haia e traduzido juramentado ao espanhol. Também recomendamos apresentar o conteúdo programático do curso finalizado no Brasil.
Homologação x Convalidação: você sabe a diferença?
Além da homologação, também existe o processo de convalidação de curso. Esse é um processo que se aplica aos cursos não finalizados no Brasil, onde o interessado passará por um processo de análise curricular para dar continuidade à sua formação no país espanhol.
Os documentos necessários para a convalidação são:
-
Documento de identidade com cópia autenticada;
-
Histórico escolar até a última série concluída;
-
Ementa escolar até a última série realizada;
Todos os documentos devem passar por tradução juramentada para o espanhol. Não se preocupe, a Espanha Fácil também conta com uma equipe especializada para te ajudar nesse processo! Nossa recomendação é que a tradução seja realizada em território espanhol, dessa forma, será realizada por tradutor autorizado pelo governo espanhol o qual dispensa a legalização por apostila de haia na tradução. Continuará sendo necessário a legalização por apostila de haia no documento escolar original. Lembre-se que para por a apostila de haia em um documento original o cartório irá lhe solicitar que a assinatura do diretor ou da secretária que assinam tal documento esteja com a firma reconhecida.
Também realizamos todos os trâmites de homologação e convalidação para brasileiros que desejam desenvolver sua vida acadêmica na Espanha. Realizamos revalidações para cursos superiores, mestrados e doutorados realizados no Brasil para o território espanhol. Também oferecemos o serviço de vídeo consultas para que nossos especialistas estudem seu currículo em detalhe e suas necessidades e indicar as melhores opções no território espanhol e traçar um planejamento estratégico para alcançar as metas desejadas. Nosso objetivo é ajudar você a tirar o seu sonho do papel!