A homologação é o processo de equivalência revalidação de um curso iniciado e finalizado no Brasil a um curso realizado correspondente na Espanha. Ou seja, a formação acadêmica feita em terras brasileiras pode ser “convertida” e oficializada como uma formação espanhola. Esse processo é feito através do Ministério da Educação ou de Universidades na Espanha.
O processo de homologação pode ser de estudos não-universitários ou universitários. No primeiro caso, existe a opção de homologar o Ensino Médio (finalizado ou não) ou cursos técnicos realizados no Brasil. Já no segundo caso, existem 3 formas de conseguir a revalidação do curso superior:
1º Homologação: realizada através do Ministério de Universidades, este processo é válido somente para alguns cursos, como por exemplo Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Veterinária.
2º Equivalência: realizada através do Ministério de Universidades, este processo é utilizado para as profissões consideradas não reguladas na Espanha, como por exemplo Assistente Social, Jornalismo, Letras, Educação Física, Administração, etc.
3º Convalidação: realizada através de uma Universidade Espanhola, este processo é específico para alguns cursos como por exemplo Psicologia, Engenharia e Arquitetura.
Preciso homologar o ensino médio antes da graduação?
Não é necessário homologar o ensino médio antes de homologar sua graduação brasileira. Se a pessoa quiser homologar o ensino técnico (formación profesional), ou ensino superior, pode fazer diretamente.
Porém, se a pessoa quiser vir à Espanha para realizar um curso universitário, mesmo que ela seja formada em um curso superior no Brasil, precisa homologar o ensino médio sim.
Existem diferentes órgãos responsáveis por esse processo na Espanha, dependendo do nível de estudos. Para homologação de diplomas de ensino médio, o processo é feito através do Ministério da Educação e Formação Profissional espanhol. Já para diplomas de ensino superior, como graduação e pós-graduação, a homologação é realizada através das universidades espanholas ou do Ministério da Universidades, dependendo do caso específico.
O processo de homologação envolve a análise detalhada dos documentos acadêmicos apresentados pelo requerente. É essencial que esses documentos estejam devidamente traduzidos para o espanhol por um tradutor juramentado espanhol, seguindo as normas estabelecidas pelas autoridades espanholas. Para isso você pode contar com uma assessoria especializada como a nossa, a Espanha Fácil leva mais de 15 anos realizando este tipo de trâmite.