Diariamente recebemos diversas dúvidas entre as diferenças de homologação e convalidação de cursos na Espanha. A Espanha Fácil está especializada nestes trâmites em relação a cursos que tenham sido realizados do Brasil, bem como na Legalização de Documentos escolares espanhóis para ter validade no Brasil e adicionalmente realizamos a Tradução Juramentada ao português no Brasil.
Primeiro vamos explicar o que é cada processo:
– Homologação: Trata-se da equivalência de um curso realizado e finalizado no Brasil a um equivalente espanhol. Esse processo se realiza no Ministério de Educação na Espanha se o curso for não universitário. Se o curso for universitário o Órgão responsável seria o Ministério de Universidades.
Os documentos necessários para o processo de homologação são:
1) Cópia da identidade autenticada;
2) Diploma e histórico escolar legalizado por apostila de haia e traduzido juramentado ao espanhol;
– Convalidação: Se aplica aos cursos não finalizados no país de origem, como por exemplo, o Brasil, onde o interessado passa por um processo de análise curricular para dar continuidade ao curso no território espanhol.
Os documentos necessários para o processo de convalidação são:
1) Cópia da identidade autenticada;
2) Histórico escolar até o último ano concluído;
3) Ementa escolar até a última série realizada;
E aí, curtiu?
Você pode contar com a Espanha Fácil para se encarregar de legalizar e traduzir todos os seus documentos, porém é necessário que antes do envio para a nossa equipe, você reconheça a firma da assinatura do diretor ou da secretaria em que estudou em cartório. Espanha Fácil também presta assessoria para todos os processos de homologações e convalidações de estudos.