Na Espanha, diferentemente do Brasil, encontramos duas variedades de instituições financeiras, a saber: Bancos (que abrangem todo o território espanhol) e Caixas Econômicas (que atuam apenas de maneira regional). A importância em salientar e conhecer essa diferença reside no fato de que ao realizar saques em caixas eletrônicos que não sejam da instituição na qual você possui conta, necessariamente pagará uma tarifa por isso. Então, na hora de escolher seu banco ou caixa econômica, verifique se as localidades pelas quais pretende circular são atendidas por ele.
O horário comercial vigente na Espanha e de segunda a sábado, e vai das 9h30 às 13h30, quando há uma pausa para a tradicional siesta, e o comércio retorna a funcionar das 16h30 às 22h.
Os bancos possuem um outro horário de funcionamento, abrindo as 8h30 e fechando as portas as 14h. Um detalhe que se deve estar muito atento e que, mesmo um banco pode variar os horários de uma agência para a outra. Confira sempre com os funcionários e gerentes para evitar transtornos e surpresas dentro de seu planejamento.
Os principais bancos que atuam na Espanha são Santander, Sabadell, Banco Popular, La Caixa e BBVA.
Para abrir uma conta bancária na Espanha, o fato de você ter, ou não, o cartão de residência faz muita diferença, pois as formalidades serão diferentes. Tendo o cartão de residência NIE (número de identificação de estrangeiros) basta se dirigir ao banco de sua preferência.
No caso de não ter a autorização de residência, terá de apresentar o certificado de não residente e, também, seu passaporte.
Espanha Fácil realiza abertura de conta bancária para brasileiros não residentes e residentes. Contate-nos.