Planejar uma viagem sempre é complicado. Além de todos os detalhes minuciosos a se atentar, é preciso calcular bem o quanto pretende gastar, e controlar as finanças. Se você está pensando em visitar a Espanha em breve mas não dispõe de muito dinheiro, saiba que é possível conseguir moradia por um preço acessível, e ter conforto durante a sua estadia no país.
A opção mais procurada por estrangeiros que decidem por não pagar muito em quartos de hotéis, procura por um hostel nas cidades. Hostel, é como é chamado os locais de acomodação para hospedes, no qual os vários indivíduos dividem um quarto e um espaço coletivo. Esse conceito já não é nada novo, e tem sido adotado a cada dia por mochileiros e viajantes que estão em busca de preços baixos de acomodação e a oportunidade de conhecer gente nova.
Compartilhar o quarto com estranhos não é tão ruim assim, a oportunidade de conhecer pessoas de várias nacionalidades e conviver com diferentes culturas é enriquecedora. Além disso, você fica a cargo de realizar todas as suas atividades, como preparar a sua própria comida e lavar as suas roupas. Boa parte dos hostels oferecem cozinha e banheiros compartilhados, e cada um tem suas próprias regras internas.
As acomodações variam de hostel para hostel, mas em geral são bastante simples e acolhedoras como uma casa comum. Alguns oferecem café da manhã gratuito, tudo é muito simples.
Esse tipo de acomodação compartilhada tem se tornado cada vez mais popular na Europa, especialmente na Espanha, onde já é possível encontrar sites especializados no assunto, o mais famoso deles é o Airbnb, que oferece várias alternativas de hostels e de valores para quem está viajando com a grana curta. O preço pode variar de 70 a 500 reais, dependendo da localização e da qualidade dos quartos oferecidos.