O setor hoteleiro recupera o caminho de crescimento após a pandemia. Apesar do atraso na ajuda, pela primeira vez desde o início da pandemia, o setor voltou a criar empregos, segundo dados do INE. Em junho, pouco antes do início do verão, o número de contratações cresceu 4%, segundo indicadores do setor de serviços. Isso põe fim a 15 meses de quedas consecutivas e o primeiro crescimento é registrado desde a decretação do primeiro Estado de Alarme devido à pandemia, em março de 2020.
Sempre de acordo com dados do INE, o setor de hotelaria começou a registar números de crescimento nas vendas desde março passado, mas isso se deve à comparação com o ano passado, quando as instalações foram fechadas por conta do confinamento.
Embora os últimos dados do INE sejam de junho, a hotelaria já atingiu um total de 1,6 milhão de trabalhadores afiliados à Segurança Social em julho, 4% a mais que no mesmo mês de 2020, segundo dados de filiação do Ministério do Trabalho.
Um dos eixos do futuro é a digitalização do setor para saber melhor o que o cliente pensa e gostaria de receber no serviço. Junto com a digitalização, outro dos vetores que marcarão os próximos anos no mercado é o da sustentabilidade.
Fonte: El Economista