A Huawei instalou sua sede europeia na Espanha para seu novo negócio de busca Petal Search, com o qual pretende competir com o Google e que implicará um investimento “milionário” para crescer rapidamente.
Neste momento, trabalham cerca de vinte pessoas nesta unidade de negócios da Huawei na Espanha, que opera na sede da empresa em Madri e de onde serão lançados novos serviços e novos negócios relacionados com este motor de pesquisa para toda a Europa, conforme explicou, em entrevista à EFE, o CEO da Huawei na Espanha, Tony Jin Yong.
Petal Search é a plataforma de busca da Huawei que já pode ser utilizada em qualquer dispositivo móvel, tanto com o sistema operativo iOs – através do seu navegador – ou Android, para o qual também já tem disponível a aplicação correspondente, que pode ser descarregada através da própria loja de aplicativos da Huawei (App Gallery).
Na Espanha, 70% dos aplicativos móveis estão integrados no sistema da Huawei e a ideia é que esse percentual cresça. A empresa de tecnologia chinesa também está trabalhando em seu próprio sistema operacional Harmony, embora no momento ele não tenha uma data de lançamento.
Desde o veto dos Estados Unidos à empresa, que impediu o Google de conceder licenças a Huawei, a empresa chinesa de tecnologia vem recuperando posições com seus próprios serviços móveis, que são equivalentes aos do Google, mas independentes.
Um dos serviços que a Huawei lançou é o Petal Search, um novo servidor de busca, com o qual pretende competir com o Google, que na Europa representa cerca de 97% dos utilizadores.