Esse é o principal índice do mercado de ações da Espanha. Saiba mais sobre ele!
Você já ouviu falar no IBEX 35? Esse é o principal índice do mercado de ações da Espanha, utilizado para analisar o desempenho geral da Bolsa de Madrid. Foi criado em 1992 e é composto pelas 35 principais companhias listadas em bolsas espanholas. São enquadradas como principais aquelas que apresentarem maior valor de mercado e maior liquidez. E é sobre ele que iremos falar neste artigo!
O que é o IBEX 35?
É o índice de referência da Bolsa de Madrid, gerido pela Bolsa y Mercados Españoles (BME). Ele é ponderado pela capitalização do mercado, ou seja, empresas de maior valor possuem maior peso.
É composto por 35 importantes companhias espanholas. Todas essas 35 ações são negociadas também em outras bolsas, como as de Barcelona e Valência, apesar da Bolsa Madrid ter mais destaque no mercado.
A composição do IBEX 35 é revista duas vezes por ano (em Junho e Dezembro). Para serem incluídas, as empresas devem atender a uma série de requisitos rigorosos. Em geral, as empresas com o maior volume de transações em comparação com os seis meses anteriores são escolhidas para serem incluídas.
10 principais empresas que fazem parte do IBEX 35
De acordo com o BME, as 10 principais empresas que compõem o IBEX 35 são:
- Iberdola
- Inditex
- Santander
- BBVA
- Amadeus IT
- Cellnex
- Telefonica
- Ferrovial
- AENA
- Caixabank
Curiosidades do IBEX 35
Existem algumas curiosidades interessantes sobre o IBEX 35. Ele se tornou referência nacional e internacional no mercado de ações espanhol e o ativo subjacente de vários produtos financeiros.
Além disso, os 35 membros que fazem parte dele representam 90% de todo o dinheiro negociado na Bolsa de Valores da Espanha. Para finalizar, nenhuma empresa do IBEX 35 pode ter um peso superior a 20%.
Curtiu as informações e ficou com vontade de investir na Espanha, mas precisa de ajuda? Não se preocupe, a Espanha Fácil conta com uma equipe especializada no assunto! Entre em contato com a gente.