A empresa sueca Ikea vai entrar num novo negócio na Espanha nos próximos meses: a venda de painéis solares a preços reduzidos. A empresa tinha planos de entrar nesse mercado em 2020, mas com a pandemia do novo coronavírus, o projeto foi adiado. O novo serviço será chamado de Home Solar e já está ativo em oito países.
A energia solar ajuda as pessoas em suas necessidades energéticas e é um ramo de negócios com impacto positivo no planeta. De acordo com as informações do site da Ikea, a ideia é que o Home Solar seja um produto mais barato do que as alternativas que estão atualmente no mercado.
A empresa planeja que até 2025, o Solar Home alcance 100% dos mercados onde hoje está presente. Atualmente, a Ikea está em 49 países ao redor do mundo. Mas, na Espanha, outras marcas como Leroy Merlin ou MediaMarkt já lançaram suas próprias linhas de painéis solares e podem ser encontrados nos respectivos sites. Agora, essas duas empresas terão de competir com a gigante sueca.
Representantes da Ikea apontam que começaram a usar este tipo de energia em seus próprios depósitos há algum tempo. No momento, eles têm 44.000 painéis em 10 de suas lojas e querem adicionar outros 11.580 com novas instalações em Sevilha, Alcorcón, Valência e Sabadell.
“Atualmente, 87,43% da energia que a Ikea consome na Espanha é renovável e o consumo de energia foi reduzido em 35%. Estabelecemos como meta que, até 2025, 100% da eletricidade que consumimos em nossas lojas seja renovável”, explicam fontes da empresa.
A Ikea faturou durante o ano fiscal (de 1º de setembro de 2019 a 31 de agosto de 2020) mais de 39.600 milhões de euros, queda de 4,1% em relação ao ano anterior. Isso forçou o fechamento de algumas lojas por vários meses este ano.