Tem dúvidas em relação à declaração de imposto de renda na Espanha? Leia este artigo e entenda melhor sobre o assunto!
Quando falamos sobre fiscalidade, algumas pessoas se assustam por causa dos trâmites burocráticos que envolvem o tema. Entretanto, é um assunto muito importante para quem reside ou pretende morar na Espanha. Neste artigo, iremos falar um pouco sobre a declaração de Imposto de Renda na Espanha. Segue com a gente!
Quem deve declarar Imposto de Renda na Espanha?
São obrigados a declarar aqueles considerados residentes fiscais no território espanhol. Para determinar isso, é preciso ficar atento a dois padrões:
-
Uma pessoa é residente fiscal na Espanha quando permanece mais de 183 dias no país, mesmo que com ausências esporádicas durante esse tempo.
-
Quando a pessoa estabelece na Espanha o núcleo principal de interesse (quando cônjuge e filhos menores de idade dependem economicamente do contribuinte), a base de suas atividades ou interesses econômicos de forma indireta ou direta, ela já é considerada uma residente fiscal.
-
Quando seu núcleo familiar direto também reside em território espanhol.
Em relação à renda, é preciso ficar atento aos valores brutos recebidos pelo ano em que se trabalhou. A pessoa que atuou em apenas uma empresa neste período deve declarar o imposto de renda se recebeu 22 mil euros ou mais por ano. Caso tenha trabalhado para duas empresas, a soma dos valores recebidos deve ultrapassar 12.643 mil euros.
Quem não tem autorização de residência deve declarar imposto de renda?
A resposta é sim! Caso o estrangeiro resida por mais de 183 dias do ano na Espanha, mesmo que a residência seja temporária, deve pagar por todos os seus impostos da Espanha e declará-los. Muitas pessoas acreditam que por ter um visto de estudante ou possuir residência não lucrativa, por exemplo, não possuem obrigação fiscal em relação aos impostos. Mas é preciso ficar atento para não negligenciar esse assunto. Recomendamos uma consulta personalizada com nossa contadora habilitada no Brasil e na Espanha para estudar o seu caso em detalhe e lhe passar todas as indicações necessárias para cumprir todas as obrigações legais e fiscais nos 2 países.
Declarar imposto de renda é obrigatório todos os anos?
Sim, é obrigatório quando a sua renda é superior aos valores brutos estabelecidos pela legislação espanhola. Por isso, fique atento para não perder o prazo!
O prazo da campanha de IRPF desse ano é de 07 de abril de 2021 até 30 de junho de 2021.
Não se preocupe com tanta burocracia. A Espanha Fácil conta com uma equipe de contadores habilitados na Espanha e no Brasil especialistas em fiscalidade espanhola, brasileira e internacional e que poderão apresentar seu imposto de renda por você. Fale com a gente!
6 respostas
Vivo na Espanha a 16 anos ,tenho residência aqui de larga duração ,vivo com meu marido ,não samos casado poderia fazer União estável com ele (pareia de hecho)
Olá Joelma, boa tarde!
Agradecemos seu contato.
Se for da vontade de ambos podem formalizar a pareja de hecho.
Vou te enviar mais informações pode e-mail.
A Equipe Espanha Fácil agradece seu contato.
Atenciosamente,
Tenho uma conta bancária que recebo meu pagamento na Espanha de royalties musicais. Mas minha residencia fiscal é no Brasil.
Fico menos de 183 dias por ano na espanha.
Eu preciso declarar o IR na Espanha?
Olá Fábio, boa tarde!
Agradecemos o teu contato.
Vou te enviar as informações por e-mail.
A Equipe Espanha Fácil agradece seu contato.
Atenciosamente,
Boa tarde,
Para quem apenas possui uma conta digital com IBAM espanhol, apenas utilizada para acumular capital em Euro, há necessidade de declaração do IRPF na Espanha?
Nesse caso especificamente indicamos que o senhor faça uma consulta fiscal conosco.
Nosso time de especialistas está pronto para lhe ajudar da melhor forma no nosso WhatsApp. Clique neste link para ser atendido(a): https://www.espanhafacil.com/wa-blog