Qualquer despesa que você possa deduzir corresponde a um valor sobre o qual você economizará impostos. No entanto, essa despesa deve estar totalmente relacionada com a sua atividade econômica. A parte crucial aqui seria justificá-las adequadamente.
No entanto, será necessário analisar o caso específico e verificar se ele se aplica a regra geral e se há alguma bonificação extra aplicável ao seu caso.
Confiras os casos em que só se pode deduzir despesas com um limite.
- Custos de abastecimento
Se você trabalha como como autônomo dentro da sua casa, é possível deduzir 30% das despesas com serviços ou materiais relacionados com a sua atividade. Estamos falando das suas contas mensais de água, gás, telefone, internet e/ou luz.
No entanto, esses 30% só serão aplicados na parte proporcional das faturas relacionadas com a atividade. Depois de preencher o formulário 036 ou 037, para se registar como trabalhador independente, deve especificar em que medida a sua casa se dedica à sua atividade diária.
Digamos que você dedique um dos quartos de sua casa, para se tornar seu escritório. O que você deve anotar, no modelo 037, é a porcentagem do total da casa que aquele quarto ocupa, em metros quadrados. Suponhamos que seja 25% da propriedade total. Assim, pode-se deduzir 30% da conta mensal de serviços públicos correspondente a esse quarto, sendo 25% do total para a casa.
Se a fatura de eletricidade fosse de 100 euros por mês, poderia deduzir 100 euros x 25% x 30%. Ao todo, seriam 7,5 euros deduzidos do pagamento do imposto sobre o rendimento.
- Alimentação
Como trabalhador autônomo na Espanha, você pode deduzir as refeições feitas dentro do horário de trabalho. Máximo de 26,67 euros por dia, se as licenças forem na Espanha e 48,08 euros em território estrangeiro. Caso necessite de ficar num hotel e pernoitar, o valor máximo a ser deduzido é de 53,34 euros na Espanha e 91,35 euros, se você estiver fora do país.