A campanha de vacinação contra a Covid-19 continua avançando de acordo com os planos fornecidos pelo Governo Espanhol. As comunidades autônomas já administraram mais de 31 milhões de doses das vacinas Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen, mais de 531 mil desde terça-feira (8). De acordo com o último relatório de saúde, 11.552.393 pessoas receberam a diretriz completa. A população vacinada com pelo menos uma dose agora ultrapassa 42%.
Com as faixas etárias de maior idade praticamente atendidas, as autonomias já começaram a vacinar pessoas entre 40 e 49 anos, e algumas já anunciaram datas para injetar o soro em cidadãos entre 30 e 39 anos.
O ministro da Saúde em exercício, Enrique Ruiz Escudero, não dá uma data exata, mas vê em breve a vacinação deste grupo em Madri. “Agora estamos na faixa de 40 a 49, que é a maior, com mais de um milhão de pessoas. Mais ou menos, a cada 3 semanas, estamos abrindo uma nova faixa etária. Se a vacinação continuar no ritmo atual e a recepção também, em três semanas poderemos estendê-la aos menores de 40 anos ”, garantiu.
A vice-diretora-geral de Promoção da Saúde da Generalitat, Carmen Cabezas, disse já em maio que o governo estima que poderá começar a vacinar a população da Catalunha de 16 a 39 anos em julho, se o volume de recepção da dose for mantido.
Ceuta começou a vacinar contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira (9) para pessoas nascidas em 1982, ou seja, com 39 anos, que se tornou o primeiro território espanhol a vacinar menores de 40 anos. A Administração Autônoma teve que solicitar autorização ao Ministério da Saúde para iniciar a vacinação nesse grupo de pessoas, pois a vacinação ainda não havia ocorrido em âmbito nacional.
Melilla também está inoculando menores de 40 anos desde quarta-feira (9), após citar os nascidos em 1982 e 1983 após completarem as faixas etárias anteriores e após a aprovação do Ministério da Saúde.
Fonte: La Razón