A campanha de vacinação contra a Covid-19 continua avançando de acordo com os planos fornecidos pelo Governo Espanhol. As comunidades autônomas já administraram mais de 31 milhões de doses das vacinas Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen, mais de 531 mil desde terça-feira (8). De acordo com o último relatório de saúde, 11.552.393 pessoas receberam a diretriz completa. A população vacinada com pelo menos uma dose agora ultrapassa 42%.
Com as faixas etárias de maior idade praticamente atendidas, as autonomias já começaram a vacinar pessoas entre 40 e 49 anos, e algumas já anunciaram datas para injetar o soro em cidadãos entre 30 e 39 anos.
O Plano de Vacinação da Andaluzia avança rapidamente e começará a citar os jovens na casa dos trinta a partir da próxima semana, os nascidos a partir de 1981. O anúncio foi feito pelo Ministro da Presidência e porta-voz do Executivo andaluz, Elías Bendodo. “No final da próxima semana começaremos a ligar para menores de 40 anos, algo que estava inicialmente marcado para a primeira semana de julho ”.
A vacinação em Castilla-La Mancha de pessoas de 30 a 39 anos começará em cerca de dez ou doze dias, conforme anunciado ontem pelo presidente da comunidade, Emiliano García-Page. Além disso, ele anunciou que “em 10 ou 12 de agosto” pode-se presumir que pelo menos 70% da população total terá pelo menos uma dose administrada.
A Galícia planeja começar a vacinar pessoas com menos de 40 anos contra a Covid-19 no início de julho, embora continue com as pessoas com essa idade simultaneamente até o final do mês.
A comunidade autônoma de Extremadura poderia começar a vacinar ao longo do mês de junho contra a Covid-19 para a faixa etária de 39 a 30 anos se as atuais previsões de chegada de doses de vacinas contra o coronavírus forem atendidas, segundo o segundo vice-presidente. e o Ministro da Saúde e da Junta de Extremadura, José María Vergeles.
Fonte: La Razón