A vacina Covid-19 da Janssen chega à Espanha nesta terça-feira. A confirmação foi feita neste final de semana pela ministra da Saúde, Carolina Darias. O medicamento do laboratório americano Johnson & Johnson tem a peculiaridade de precisar apenas uma dose, portanto, será um catalisador para a campanha de vacinação, já que o país deve receber ao menos 300 mil doses nesta semana. A chefe de Saúde adiantou também que as previsões do Ministério são de que, Espanha receba até 5,5 milhões de frascos de Janssen entre abril e junho.
A União Europeia comprou 200 milhões de doses (10% para a Espanha), que a farmacêutica entregará ao longo deste ano de 2021. Em sua palestra no Hospital Universitário Insular de Gran Canaria, Darias informou ainda que, as primeiras doses da vacina Janssen passarão a ser aplicadas de forma sobreposta às vacinas Pfizer e Moderna nas faixas etárias abaixo de 80 anos. Assim, a próxima faixa etária na estratégia de vacinação é aquela com mais de 70 anos. Uma faixa etária que será imunizada de forma sobreposta à das pessoas em risco, mas que receberá principalmente vacinas baseadas em RNA mensageiro (Pfizer e Moderna). Enquanto isso, é preciso lembrar, a vacina AstraZeneca está sendo administrada na população entre 60 e 69 anos.
A vacina Janssen Covid-19, ao contrário da Pfizer ou Moderna, é fabricada com adenovírus tipo 26 (Ad26) que é modificado para entregar uma parte de seu material genético às células do corpo humano para que comecem a produzir a proteína S, que atua contra o SARS-CoV-2. O Ad26, que pode causar sintomas de resfriado e olho-de-rosa, é modificado na vacina para que não possa se replicar no corpo humano e causar doenças. Este laboratório também utilizou este sistema para desenvolver suas vacinas experimentais contra Zika, RSV e HIV.