Os docs estão relacionados à tramitação do Visto de Estudante. Acompanhe o artigo e saiba mais!
Nos artigos anteriores do Blog, falamos sobre a importância de aperfeiçoar a fluência na língua espanhola e também sobre os principais tipos de intercâmbio na Espanha. Agora, falaremos a respeito da documentação necessária para estudar no país, que está relacionada à solicitação do Visto de Estudante, que é obrigatório sempre que o curso superar o período de 90 dias (três meses) no território espanhol.
Visto de Estudante
Para os brasileiros que desejam realizar intercâmbio na Espanha, como já citado, é necessário realizar a solicitação do Visto de Estudante sempre que o período do curso for superior a 90 dias. Essa solicitação deve ser feita ainda no Brasil, junto ao Consulado espanhol mais próximo de sua residência, após matrícula na instituição de ensino da Espanha. O prazo de tramitação do visto é de aproximadamente 30 dias, e o documento pode ser solicitado com 3 meses de antecedência, sendo permitido a entrada na Espanha 15 dias antes do início do curso.
Após mudança na Lei de Imigração, também é possível entrar no território espanhol com Visto de Turista, se matricular em um curso e, posteriormente, solicitar seu Visto de Estudante. No entanto, é preciso estar no país de forma legal e cadastrar-se na prefeitura de qualquer município. Esse cadastro é chamado de empadronamento.
Certifique-se de que antes de entrar no território espanhol você tem todos os documentos preparados. Porque você precisa enviá-los antes dos últimos 30 dias nos quais você desfrutará de um status legal no país. Se você estiver com um Visto de Turista por 3 meses, isso não será um problema. Mas se o tempo concedido for menor que isso, você deve se apressar.
Os documentos necessários para tramitação do visto são:
- Formulário de solicitação de visto de estudante devidamente preenchido e assinado pelo solicitante.
- Uma foto 3×4 recente, fundo branco com margem superior: mínima de 2 mm e máxima de 4mm;
- Passaporte com vigência mínima de 1 ano a partir da data de solicitação do visto (original + xerox);
- Certificado médico (original + xerox) acreditativo de não padecer de nenhuma das seguintes alterações: doenças quarentenárias (cólera, peste, febre amarela, etc.), drogadicção, alterações psíquicas importantes, estados manifestos de perturbação psicopática com agitação, de delirium, de alucinações ou de psicose de confusão;
- Antecedentes Criminais com vigência mínima de 15 dias (original + xerox) para maiores de 18 anos, expedidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado e Polícia Federal.
Para os cursos com duração de 4 a 6 meses não é necessário apresentar os documentos dos itens 4 e 5.
- Carta de aceitação da instituição de ensino em papel timbrado, com endereço e telefones, legalmente reconhecido, para realizar estudos com 20 horas letivas semanais ou mais. O texto da carta deve conter nome do estudante, curso a realizar com datas (dia, mês e ano) de início e fim do curso.
- Comprovação de disponibilidade financeira por mês de permanência (xerox autenticada) e se o estudante não dispõe de meios econômicos próprios sua manutenção ficará a cargo de um responsável.
- Seguro de viagem internacional (xerox autenticada) que entre os aspectos habituais de cobertura inclua também a repatriação em caso de falecimento.
- Certificado de estudos em curso no momento ou concluídos (xerox autenticada).
Lembrando que temos cursos de espanhol disponíveis e 100% aceitos pelo Consulado Espanhol para solicitação do visto de estudante, além de prestarmos uma assessoria completa de intercâmbio para te ajudar a obter toda a documentação necessária e tramitação do seu visto. Ficou com alguma dúvida? Fale conosco! Estamos disponíveis para te ajudar da melhor forma possível. 😉