Ainda tem dúvidas se Barcelona é mesmo a cidade ideal para fazer o intercâmbio?
A cidade espanhola é uma das mais procuradas por estudantes do mundo todo e está no top das preferidas da lista dos brasileiros. O que Barcelona tem de especial?
Veja algumas dicas sobre a cidade!
Moradia
Pode representar o seu principal desafio. Chegar na cidade sem contrato de trabalho será um problema. Sim você é estudante, mas os proprietários querem garantias, e as que estão no Brasil não servem.
Quem pretende viver sozinho e ficar próximo do centro gastará, em média, mil euros mensais.
Como resolver o problema? Se o curso que você escolheu oferece alojamento, melhor aceitar. Caso o contrário, prepare o seu bolso. A falta de comprovante de renda poderá ser substituída pelo pagamento de 6 meses adiantados de aluguel.
Despesas de moradia
Quando você paga por uma vaga ou está em um alojamento não precisa se preocupar com as demais contas, porém, se alugou um cantinho só para você, considere:
Água: em média 25 euros
Luz: em média 45 euros, valor que pode subir consideravelmente no inverno, caso você use aquecedor elétrico. Olha na luz, a eletricidade na Espanha é bem cara.
Internet: um plano regular, com boa internet, você acha por 35 euros mensais.
O que no Brasil conhecemos como condomínio estará incluído no valor do aluguel.
Supermercado
Uma pessoa sozinha, fazendo compras semanais, pode gastar, em média 30 euros. Claro, que é um custo que varia muito de acordo com os hábitos alimentares.
Sempre comer em casa sai bem mais em conta que gastar em lanches e restaurantes.
Transporte Público
O transporte público em Barcelona é ótimo, porém, não é econômico se você compra bilhetes individuais, 2,20 euros por viagem. Comprando 10 de uma vez, o valor é mais em conta. Porém, quem está indo viver na cidade por um período, o melhor mesmo é ter a “tarjeta” e fazer o pagamento mensal, cerca de 60 euros.
Recarregando o cartão de transporte mensal, as viagens não ilimitadas, tanto para metrô quanto para ônibus.
Barcelona é uma cidade com muita oferta de lazer, com gente de todo mundo e com temperaturas que não assustam um brasileiro recém-chegado.