Preparando o seu intercâmbio na Espanha e ainda não escolheu a cidade?
Vamos publicar a cada semana algumas dicas sobre os destinos mais procurados por estudantes brasileiros que fazem intercâmbio na Espanha.
A nossa primeira parada será em Madri.
Alugar apartamento ou vaga: Primeiro desafio em Madri
Conseguir alugar um imóvel em Madri é complicado. Apesar de ser uma cidade internacional, com estudantes de todas as partes do mundo, além da procura ser maior que a oferta, as exigências para se alugar um imóvel acabam dificultando a vida de quem está chegando.
As imobiliárias exigem as “nominas”, que são comprovantes de pagamento salarial e não costumam aceitar nenhuma garantia de pessoas que estejam fora da Espanha.
Com muita sorte, conseguindo conversar diretamente com um proprietário, pode até ser possível pular toda a burocracia. Porém, o que você certamente não vai escapar é do pagamento do depósito. Normalmente, proprietários e imobiliárias pedem 2 meses de aluguel.
Para quem está chegando o melhor é procurar uma vaga (compartir), porque além de pagar menos, encontrará menos burocracia para alugar. As vagas costumam ser alugadas por agências como Spotahome.com, proprietários ou pessoas que já alugaram e querem dividir. Além disso, os gastos com luz e internet, normalmente, estão incluídos.
Os melhores sites para busca de apartamento ou vaga em Madri são: Idealista e Fotocasa.
Os preços variam de acordo com a zona da cidade. A zona central é a mais cara e um quarto pode custar o mesmo que um apartamento de 50 metros quadrados em zonas mais afastadas.
Transporte Público
Um dos pontos altos da cidade de Madri é a sua oferta de transporte público: metrô, ônibus, trens, metro ligero e cercanias.
O mais vantajoso é fazer um cartão e pagar mensalmente. Para quem ainda não completou 26 anos, o preço é reduzido: 20 euros mensais e o cartão poderá ser usado da zona A até E.
Para fazer o cartão é necessário agendar uma hora no site: https://www.crtm.es/atencion-al-cliente/gestiones/oficinas-de-gestion.aspx
Aqui você também poderá ter informações sobre outros serviços de transporte público da cidade.
Vamos ao supermercado?
Sem dúvidas, se você não quer gastar muito, comer na rua não é a melhor opção. Para economizar faça as compras semanalmente e aproveite as promoções.
Com 20 euros semanais, você leva para casa fruta, carne, leite e pães. Sempre vale a pena dar uma comparada nos preços. Mercadona costuma ter os preços mais em conta, enquanto, Carrefour e El Corte Inglés, os mais altos.
Tempo livre em Madri
A cidade tem uma oferta cultural recheada e para todos os gostos. Alguns museus em determinados dias ou horários oferecem entrada gratuita.
Cinema, teatro, festas, feiras, toda semana e fins de semana tem alguma coisa acontecendo na cidade. Programação gratuita e paga.
E claro, bares e mais bares para comer as famosas tapas espanholas.
E aí, Madri tem a sua cara? Será o seu destino? Se você viveu ou vive em Madri compartilhe sua experiência com os nossos leitores.