A situação atual do mercado imobiliário espanhol oferece um cenário de muitas oportunidades para famílias e investidores. E é que, entre a crise do coronavírus e o contexto macroeconômico e político convulsivo desses momentos, há muitas incógnitas, mas também muito movimento no mercado. Enquanto a oferta se mantém estável, a demanda se movimenta em alta velocidade em busca do fechamento das operações.
De fato, isso fez com que nos primeiros três meses de 2022, a Espanha tenha experimentado aumentos no preço da habitação em segunda mão, mas, especificamente, fecha o primeiro trimestre do ano com um aumento trimestral de 0,3% e um de 0,8%. ano a ano, segundo dados do Índice Fotocasa Imobiliário.
Nesse sentido, segundo dados da Inviertis, plataforma de investimento imobiliário onde se pode comprar e vender apartamentos alugados em toda a Espanha, o interesse dos investidores aumentou 400% desde novembro. E é que, tendo em conta o impacto a curto prazo que fatores como a inflação ou a guerra na Ucrânia podem ter em outros segmentos como a Bolsa de Valores, o mercado imobiliário torna-se uma oportunidade de investimento, uma vez que um ativo imobiliário constitui nestes tempos um valor de refúgio muito solvente em face da incerteza.
Rebeca Pérez, CEO e fundadora da Inviertis, explica que ” os investidores estão retirando tudo o que tinham na bolsa e estão investindo em imóveis para preservar seus ativos, situação que se agravou desde a invasão militar russa na Ucrânia”. “Investir em tijolo é, mais do que nunca, uma segurança devido à flutuação mais controlada do mercado imobiliário e à estabilidade da oferta e procura nos principais mercados espanhóis”, afirma Pérez.
Além de grandes investidores, empresas, servicers e SOCIMIs, o investidor pessoa física representa cerca de 80% do total de investimentos imobiliários realizados no mercado. E é que o perfil do investidor privado que opera com a Inviertis vai desde os proprietários que têm um apartamento alugado e precisam de vender a pequenos e médios investidores que procuram um refúgio ativo no imobiliário, tenham ou não experiência.