Há algum tempo o mercado imobiliário espanhol tem atraído olhares de investidores por seu alto potencial de retorno econômico. Com a economia do país dando sinais cada vez mais positivos de recuperação e um crescente estimulo à entrada de imigrantes, é esperado um retorno renovado ao mapa financeiro mundial. Uma grande vantagem de se investir no setor sendo residente (ou planejando) na Espanha em relação ao resto da Europa é a relação custo-benefício – o país apresenta preços muito mais acessíveis para aquisição de imóveis se comparados à outras regiões de metrópoles e grandes cidades.
A evolução do mercado imobiliário será positiva este ano, num contexto geral de crescimento econômico. É previsto que o progresso nas demandas sirva de suporte às vendas e estimulem a construção de novos imóveis – fazendo a oferta aumentar e os preços caírem. Sendo assim, num cenário positivo, a procura por investimentos e compra de títulos imobiliários na Espanha tende a crescer e apresentar novas oportunidades. Está em busca de um tão desejado imóvel e até uma oportunidade de renda extra? Neste post você encontrará 5 dicas simples para se inteirar sobre os cuidados a serem tomados neste mundo em expansão.
1. Pondere.
Não se esqueça que antes de todo e qualquer investimento, planejamento é essencial. Analise seus recursos, tempo disponível, documentação necessária e até uma eventual capacidade de endividamento – de modo preventivo e com o devido conhecimento dos juros oferecidos nestes casos. Um bom planejamento, entretanto, serve como proteção à potenciais riscos durante o investimento..
2. Avalie a oferta de imóveis.
Tenha em mente os requisitos básicos e o tipo de imóvel que procura. Avalie com cuidado as várias opções oferecidas por agencias imobiliárias e entidades financeiras. Fique atento às primeiras ofertas, que podem ser trazidas apenas como opção de emergência para vender imóveis de baixa procura..
3. Faça visitas.
Se já mora no país, não deixe de visitar o imóvel para fazer vistorias detalhadas. Múltiplas visitas também auxiliam na observação de mudanças sofridas ao longo do tempo, em diferentes horários. Seu funcionamento e condições ao longo dos dias, ambiente externo, iluminação – visualize seu investimento enquanto avalia o local! Se ainda não mora na Espanha ou não tem condições de visitar, há agências no país que oferecem vistoria e relatórios detalhados à distância e fazem o acompanhamento da compra..
4. Tenha acompanhamento legal.
Certifique-se que o imóvel possui os documentos em dia com as licenças e impostos sobre a propriedade. Solicite cópias dos papéis a serem assinados com antecedência para analisá-los com especialistas da área, e ler atentamente cada cláusula..
5. Atente-se aos detalhes.
Os prazos de pagamentos e financiamentos podem ser diferenciados dos encontrados no Brasil, por isso certifique-se destas datas e mantenha um cronograma de cada cobertura já feita ou por fazer. Lembre-se que em casos de taxas de sinal – que são valores correspondentes a 10% do valor do imóvel para “fechar” a negociação – não são devolvidas após serem depositadas, em caso de desistência..
Assim como no Brasil, comprar um imóvel requer muitos cuidados. Entretanto, com organização e pesquisa é possível tornar o sonho da casa própria – ou de um negócio de sucesso – realidade com facilidade. Com seu mercado em expansão e crescimento de ofertas em imóveis, as oportunidades desta área oferecidas pela Espanha são variadas. Com os devidos cuidados analisados e estímulos financeiros oferecidos no pais, o país surge como uma opção positiva em um cenário de crise mundial..