Para quem procura novas formas de investimento, olhar para o exterior pode ser uma boa opção frente a crise econômica enfrentada pelo Brasil. Alguns países na Europa, como a Espanha, oferecem vantagens para investidores estrangeiros e suas famílias, sendo uma oportunidade única para quem pretende juntar o sonho de ter o próprio investimento e morar no exterior.
Uma das vantagens mais importantes dos estrangeiros na Espanha é em relação à obtenção do visto de residência. O pais oferece a residência permanente para quem compra imóveis ou possui um investimento imobiliário acima de 160.000 euros no país. O mercado imobiliário no pais teve um impulso nos últimos anos, com mais de 700 mil casas e construções comerciais à venda.
Em várias cidades da Espanha o preço do imóvel é calculado com base no preço do metro quadrado da região. Comparativamente, estudos de economia e assessoria imobiliária detectaram que algumas áreas em Madri chegam a ser mais baratas que bairros nobres no Brasil. Por isso, um investimento correto na Espanha pode trazer não só a segurança financeira necessária, mas também a chance de firmar uma nova residência. Com o tempo necessário morando na Espanha, é possível obter a cidadania espanhola, que concede vantagens ainda maiores no país e também pela Europa.
Como todo investimento, a compra de um imóvel requer atenção necessária às taxas cobradas em cada tramite. Os impostos sobre os imóveis na hora da compra podem variar entre 5% 4 9% do valor total do imóvel. Para vender, pode chegar a 40%. Comprar um imóvel na Espanha também pode ser um investimento para quem já busca abrir uma empresa no país, já que economiza em tramites de envio de dinheiro e pode oferecer mais vantagens para a obtenção de cidadania europeia.