Desde sempre, o processo matrimonial deve ser iniciado no Registro Civil do domicílio de uma das partes contratantes, ou no domicílio onde ambos residam. Devido ao grande volume de trabalho que a maioria dos Registros Civis na Espanha tem hoje, é muito comum encontrar processos colapsados. Isso faz com que muitos casais considerem se registrar “apenas” como um casal em união estável ou definitivamente não se casar oficialmente devido ao longo processo burocrático que isso acarreta.
Hoje, a nova realidade dá a possibilidade de casar-se em cartório, porém só poderia fazê-lo depois de iniciar este processo matrimonial no Civil e quando se tem toda a documentação disponível, o casal pode oficializar e finalizar o processo perante um notário, isto é, o ato final do “Sim” pode ser feito perante um notário.
A boa notícia é que a partir do dia 30 de abril de 2021, será possível iniciar este processo de casamento diretamente no cartório. Isso significa claramente que esse processo para poder se casar na Espanha será muito mais rápido do que antes.
Os meses de confinamento e restrições fizeram com que o número de casais que decidiram se casar fosse muito menor. Por isso, foi autorizado que a partir de maio, vai existir a possibilidade de iniciar o processo de casamento em cartório, apresentar toda a documentação e casar em apenas duas semanas.
Lembramos também que toda a documentação gerida no exterior deve ser corretamente apostilada/legalizada e, se necessário, corretamente traduzida por meio de tradutor juramentado autorizado pelo Ministério de Relações Exteriores, União Europeia e Cooperação.
O casal que pretende casar, deve se dirigir a qualquer notário de sua escolha. Esta é uma ótima notícia que pode ser uma grande vantagem para todos aqueles que desejam se casar, e que poderão concluir o processo em poucas semanas. Isso também abre a possibilidade de que, se você tiver um parceiro estrangeiro, você possa ter o Cartão Comunitário antes.