A desaceleração na chegada das vacinas da Pfizer e Moderna está causando atrasos na campanha de imunização na Espanha. Assim, várias comunidades autônomas defendem que as vacinas AstraZeneca e Janssen sejam administradas a menores de 40 anos. Possibilidade que o Ministério da Saúde não contempla.
A vacina Janssen, de dose única, começou a ser usada no grupo de pessoas com mais de 70 anos. Posteriormente, essa idade foi descendo até a faixa dos 40 anos. Um limite que parece imutável para o Ministério da Saúde. A decisão de restringir se deve, como no caso da AstraZeneca, a casos de trombose com trombocitopenia surgindo como uma reação adversa à vacina. A morte de um homem de 36 anos vacinado com Janssen está sendo investigada na Espanha.
A atualização 8 da estratégia de vacinação espanhola inclui uma série de grupos populacionais que receberão Janssen a partir dos 18 anos. Além disso, serão informados sobre os riscos e situações em que deve ser procurada atenção médica.
– Grupos vulneráveis do ponto de vista social, económico e / ou laboral (como os sem-abrigo, setor d hortifruti e os imigrantes sem regularização da situação administrativa)
– Pessoas difíceis de vacinar (grandes dependentes de difícil acessibilidade, aqueles com autismo profundo e doença mental com alto risco de agitação devido à sua patologia subjacente)
– Pessoas de difícil recrutamento para vacinação (marinheiros que praticam pesca de alto mar em campanhas de longa duração e população em centros de detenção ou abrigos)
– Cooperadores que viajam em missão a países de alto risco e pessoas que, devido à sua atividade, não estarão na Espanha nas datas da segunda dose
Fonte: El Economista