A Johnson & Johnson anunciou nesta sexta-feira que sua vacina de dose única contra Covid-19, a Janssen, gera uma atividade forte e persistente contra a variante Delta, originária na Índia, e outras variantes do vírus.
Além disso, os dados mostram que a durabilidade da resposta imune foi de pelo menos oito meses, período avaliado até o momento. Segundo a pesquisa, a vacina provocou a atividade de anticorpos neutralizantes contra a variante Delta em um nível ainda mais alto do que o observado recentemente para a variante Beta, difundida na África do Sul.
No ensaio ENSEMBLE, a vacina de dose única foi 85% eficaz contra doenças graves ou críticas, e demonstrou proteção contra hospitalização e morte. A vacina foi consistentemente eficaz em todas as regiões estudadas globalmente, incluindo África do Sul e Brasil, onde houve uma alta na prevalência das variantes Beta e Zeta.
Além da Janssen, as vacinas AstraZeneca, a Pfizer e a Moderna foram analisadas pela Agência Europeia de Medicamentos e a conclusão foi que todas elas são eficazes contra essa cepa
Fontes: El Economista; UOL