O vice-presidente dos laboratórios Rovi, Javier López Belmonte, deu uma entrevista exclusiva para o informativo La Razón sobre como está a nova linha de produção das doses de vacina Moderna para a Espanha.
Desde 2020, a Rovi é parceira da Moderna em todo mundo; com exceção dos Estados Unidos, e estão trabalhando na fase final da produção da vacina em Madri. Ao mesmo tempo, estão adaptando as instalações do laboratório de Granada para iniciar a fabricação do princípio ativo até o final do terceiro trimestre deste ano. Essa nova linha terá capacidade de produção de cerca de 100 milhões de doses por ano quando entrar em produção de rotina.
Em Madri e Granada, o frasco multidose está sendo fabricado e agora a produção está mais do que dobrando, portanto, teremos capacidade para 1.200 milhões de doses por ano.
Belmonte assegurou que essa linha de produção das vacinas está sendo em tempo recorde: “Não se trata apenas de ter a tecnologia e colocá-la para funcionar. Devemos gerar espaços estéreis, os quais devem obedecer às normas estabelecidas pelos órgãos reguladores e quando essa instalação for feita, devemos garantir que o produto esteja em perfeitas condições com o arranque dos respectivos equipamentos e qualificações. Tudo isso deve ser verificado e validado também pelos órgãos reguladores e não é possível reduzir os tempos”.
Sobre o número de doses para a Espanha e para a União Europeia, a Rovi ainda não pode fornecer informações sobre o destino final dessas doses. No entanto, devido às informações públicas que surgiram, a Espanha responde por cerca de 10% das compras feitas pela UE, que até agora concordou em comprar 150 milhões de doses de Moderna e a opção de comprar mais 150 milhões. Pelo acordo de compra da UE em duas partes, a Rovi produzirá 30 milhões de doses correspondentes à Espanha.
Fonte: La Razón