No dia 21 de outubro de 2022, entrou em vigor a Lei da Memória Democrática, que amplia as opções para adquirir a nacionalidade espanhola. Confira algumas dicas sobre essa lei:
– Deve ser finalizada em Outubro de 2024, mas o tempo de espera está entre 8 a 9 meses, por isso recomendamos que inicie imediatamente seu processo.
– Os bisnetos só têm direito se o pai ou a mãe (o neto do espanhol) primeiro adquirir a nacionalidade.
– Aconselhamos que os bisnetos realizem a solicitação no mesmo consulado que os netos solicitaram, pois desta forma o bisneto não precisa aguardar a resolução do pedido dos seus pais (os netos do espanhol) para solicitar a sua própria, apenas com o justificante do trâmite do neto de espanhol já é possível dar entrada na solicitação de cidadania espanhola do bisneto interessado.
– Seu pai, avô ou bisavô nasceu na Espanha e você não tem sua certidão de nascimento? Realize a busca com a Espanha Fácil
– O processo de Busca da Certidão Espanhola pode passar dos 3 meses, por isso sugerimos realizar o quanto antes
– Aqueles que se candidatam através do Anexo I nem sempre estão obrigados a comprovar o exílio de seus antepassados (saídas da Espanha entre julho de 1936 e dezembro de 1955).
– Recomendamos a mudança de nacionalidade por opção para a nacionalidade de origem, por meio do Anexo IV, uma vez que seus descendentes poderão se beneficiar no futuro.
Entre em contato conosco caso você queira aplicar sua nacionalidade espanhola pela lei da memória democrática!