A lei da Memória Democrática veio para garantir a alegria de muita gente. Como informamos aqui, netos não precisam mais morar 1 ano na Espanha para solicitar a Nacionalidade Espanhola, por isso espera-se que um grande número de pessoas realizem a solicitação da nacionalidade.
E parece que o intuito da lei está funcionando, pois somente nos primeiros três meses desde a entrada em vigor da Lei da Memória Democrática, já são quase 13 mil novos espanhóis, segundo o Ministério das Relações Exteriores.
Até 31 de janeiro, 24.729 pedidos de nacionalidade espanhola foram apresentados nas 179 repartições consulares da Espanha ao redor do mundo. Ou seja, desse total, quase metade foi aprovada, enquanto 6.653 já foram registradas no Registro Civil.
A Lei da Memória Democrática tem gerado grandes expectativas nos países onde há maior presença de descendentes de espanhóis, principalmente na América Latina, fato que tem causado o transbordamento da capacidade de alguns consulados. Os países da América Latina têm sido um refúgio para muitos espanhóis, por isso há um maior número de pedidos de Nacionalidade pela Lei da Memória Democrática nesses países.
De acordo com um documento divulgado pelo jornal El Mundo, a grande maioria dos 180 postos consulares e embaixadas que têm um cônsul espanhol receberam pedidos de nacionalidade espanhola. Mesmo em lugares tão distantes como Vilnius (Lituânia) ou Seul, há pessoas interessadas em obter um passaporte espanhol.
Confira abaixo o ranking dos países que mais solicitaram nacionalidade por meio da Lei da Memória Democrática:
1) Argentina – 6791
2) Cuba – 4041
3) México – 3358
4) Venezuela – 1766
5) Chile – 815
6) República Dominicana – 809
7) Brasil – 550
8) Peru – 574