Há um ano as fronteiras da União Europeia estão fechadas e só puderam vir para a Espanha aqueles com residência legal e os cidadãos nacionais. No dia 1 de julho, a União Europeia abriu suas fronteiras para 13 países considerados seguros e a cada mês essa lista é atualizada.
No dia 28 de janeiro de 2021 foi publicado no Boletim Oficial do Estado a Ordem INT / 161/2021, de 24 de fevereiro, prorrogando o Despacho INT / 657/2020, de 17 de julho, alterando os critérios para aplicação de restrição temporária de viagens não essenciais de países terceiros para a União Europeia e países associados ao Espaço Schengen por razões de ordem e saúde públicas devido à crise de saúde causada pelo COVID-19.
– Lista dos países autorizados a viajar para a Espanha:
Austrália;
Nova Zelândia;
Ruanda;
Singapura;
Coreia do Sul;
Tailândia;
China;
Regiões Administrativas Especiais (RAE) da República Popular Chinesa:
Hong Kong;
Macau;
A elaboração desta lista, cujos nacionais podem viajar livremente para a Europa, baseia-se em critérios sanitários e epidemiológicos e na evolução de cada um dos países nesta crise sanitária. Assim, são tidos em conta o número de infecções por 100.000 habitantes nas últimas duas semanas e a tendência de novos casos, a fim de evitar surtos e trazer casos importados para a União Europeia.