Algumas atividades, por diversos motivos, ainda têm dificuldade em encontrar o profissional ideal para executá-la na Espanha. Às vezes, não são empregos muito novos, mas muito especializados. Alguns desses empregos ganham destaque no Catálogo SEPE de Ocupações de Difícil Cobertura, uma lista trimestral em que se agregam as profissões que necessitam de trabalhadores, mas o serviço público de empregos não consegue encontrar o perfil dentre as pessoas em busca de trabalho.
O catálogo é elaborado para cada província, ilhas no caso das províncias insulares, e para as cidades autónomas de Ceuta e Melilla. A sua vigência é trimestral, prorrogando a sua validade do primeiro ao último dia útil do trimestre civil subsequente à sua publicação.
A presença de ocupação no catálogo da área geográfica implica, para o empregador, a possibilidade de processar a autorização de residência e trabalho para trabalhador estrangeiro. Ou seja, na ausência de funcionários nacionais que possam ocupar o cargo, abre-se a possibilidade de contratação rápida de estrangeiros.
Especificamente, em seu último relatório para 2021, o SEPE coleta principalmente as seguintes posições:
– Esportistas profissionais
– Treinadores de esportes
– Técnico de instalações frigoríficas navais
– Chefe de máquinas de navio mercante
– Maquinistas navais
– Mecânicos costeiros
– Mecânicos navais
– Piloto de navio mercante
– Encarregado de cargas de navio mercante
– Oficiais de comunicação da marinha mercante
– Cozinheiros de navio
– Auxiliares de navios de passagem
Fonte: El Economista