O Governo da Espanha mantém prorrogado até o dia 31 de maio a restrição temporal de viagens não essenciais desde terceiros países fora da União Europeia (UE) e, associados ao espaço europeu Schengen, devido a Covid-19.
No dia 21 de maio de 2021 foi publicado um Boletim Oficial do Estado atualizando a lista de países autorizados a entrar na Espanha e União Europeia como um todo.
1) Austrália;
2) Israel;
3) Japão;
4) Nova Zelândia;
5) Ruanda;
6) Singapura;
7) Coreia do Sul;
8) Tailândia;
9) Reino Unido e Irlanda do Norte;
10) China:
RAE de Hong Kong;
RAE de Macau;
As pessoas de fora da Europa, vacinadas com doses aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) ou Organização Mundial da Saúde (OMS), poderão viajar para a Espanha, a partir do dia 7 de junho. Essa é uma das medidas mais importantes e imediatas para iniciar a campanha turística do verão 2021.
Lista de vacinas recomendadas pela EMA/OMS até o momento:
– BioNTEch / Pfizer;
– Moderna;
– Astrazeneca;
– Janssen;
Mesmo com o início dessa flexibilização, somente poderão viajar para os seguintes países aqueles que são cidadãos ou residentes na Espanha e Andorra, ou parentes de algum residente. E quando chegarem, deverão fazer quarentenas de 10 dias:
– Brasil;
– África do Sul;
– Índia;
– Botsuana;
– Comoras;
– Ghana;
– Kenia;
– Moçambique;
– Tanzânia;
– Zâmbia;
– Zimbabwe;
– Peru;
– Colômbia;
Vale destacar que, o Ministério da Saúde da Espanha, atualiza a cada 15 dias a lista dos países que as pessoas precisam apresentar um teste de SARS-CoV-2, com resultado negativo na entrada do país. Essa medida se soma com os controles estabelecidos nos aeroportos e portos feitos, em todos os passageiros que chegam:
– Verificar temperatura para identificar passageiros com febre;
– Controle de documentos, através do Formulário de Controle Sanitário;
– Controle visual do estado do passageiro;