Não é novidade que um dos pontos fortes da Espanha é a gastronomia nacional. Parte da culinária mediterrânea, o país possui uma infinidade de variações gastronômicas e diversidade de regiões e tradições próprias. Tudo isso vem sendo construído através do tempo, o território espanhol sofreu diversas invasões através dos séculos que culminaram em uma carga histórica da diversidade de sabores, influenciadas diretamente por seus antepassados de outras nacionalidades.
Paelha
Um dos pratos mais famosos de todo o planeta é originário de Valencia, na Espanha. Feito com arroz e especiarias, era feito no princípio por trabalhadores campestres que faziam uma mistura de ingredientes ao arroz. Preparada sempre com produtos frescos e comida com azeite, o prato
Cocido Madrileño
Certamente um clássico¸ o cocido madrileño é um prato a base de grão de bico, batatas, chouriço, repolho e cenoura, e outros ingredientes, podendo ser servido como prato principal ou tapas no inverno, é geralmente apreciado com um bom vinho tinto para realçar o sabor.
Tortilha
O nome Tortilha pode ser traduzido como omelete em português, e que sofre variações dependendo da região em que é feito. Basicamente é composto por batata e ovos, no entanto é feito mais grosso que um omelete tradicional.
Polvorón
Muito consumidos em época de festas natalinas, os biscoitos amanteigados é uma receita tradicional, muitos apreciados na Andaluzia onde são feitos mais de 120 mil quilos de polvorones por ano. O biscoito é feito com farinha, manteiga e açúcar, e recebe o nome de polvorón pelo fato de ser polvilhado farinha sobre os biscoitos.
Gazpacho
A sopa fria espanhola feita com vegetais crus é um prato típico da Andaluzia. Apesar das muitas variantes, a receita original é feita com tomate, verduras e legumes como pimentão, e pepino. Servida fria, muitas vezes é apreciada com cubos de gelo no verão.