Devido a pandemia do Covid-19, o Conselho Deliberativo da Comunidade de Madri criou alguns tipos de ajudas para os trabalhadores que foram despedidos durante o Estado de Alerta nesse último ano. O objetivo é incentivar a contratação estável de pessoas que perderam seus empregos e ajudar os que se sentiram afetados pela ERTE. Esta ajuda está incluída no Plano Horizonte Empleo 2021, com o qual o governo regional pretende criar ou manter mais de 11.000 contratos estáveis.
Os tipos de ajuda podem variar para pessoas em situação de Contratação Indefinida Inicial que pode ser uma contribuição de 5 mil euros por contrato indefinido de estágio. Poderão solicitar a essa ajuda os autônomos, empresas e entidades privadas sem fins lucrativos. O Governo tem um orçamento de 6 milhões de euros para cumprir com essa ajuda.
A manutenção de contrato e reincorporação dos trabalhadores em ERTEs é específica para aqueles que tiveram seus contratos suspensos. A contribuição seria de 3 mil euros por trabalhador que for reincorporado ao seu posto de trabalho depois de passar pelo período de ERTE. Poderão solicitar essas ajudas os trabalhadores independentes, pequenas e médias empresas (pymes) e empresas privadas sem fins lucrativos. O Governo tem um orçamento de 6 milhões de euros para cumprir com essa ajuda.
Os trabalhadores que estiverem em ERTE devido a uma redução na jornada de trabalho, mas que tiverem seus contratos mantidos e voltarem com a jornada de trabalho normal poderão solicitar uma ajuda de mil a 2 mil euros. Poderão solicitar essa ajuda os trabalhadores autônomos, pymes e empresas privadas sem fins lucrativos. O Governo tem um orçamento de 2 milhões de euros para cumprir com essa ajuda.
Para mais informações acesse: comunidad.madrid/servicios/empleo/ayudas-e-incentivos-empleo