Devido a pandemia do Covid-19, o Conselho Deliberativo da Comunidade de Madri criou alguns tipos de ajudas para os trabalhadores que foram despedidos durante o Estado de Alerta nesse último ano. O objetivo é incentivar a contratação estável de pessoas que perderam seus empregos e ajudar os que se sentiram afetados pela ERTE. Esta ajuda está incluída no Plano Horizonte Empleo 2021, com o qual o governo regional pretende criar ou manter mais de 11.000 contratos estáveis.
Manutenção de emprego para os maiores de 50 anos: Esse tipo de ajuda é destinada aos trabalhadores com mais de 50 anos com contratos indefinidos. Poderão solicitar um benefício de 3 mil euros aqueles que forem autônomos, pymes e empresas sem fins lucrativos. O Governo tem um orçamento de 2 milhões e 500 mil euros para cumprir com essa ajuda.
Ampliação de jornada parcial a completa com contrato indefinido: Todo tipo de empresa, trabalhadores autônomos e entidades privadas sem fins lucrativos poderão solicitar ajudas entre mil e 2 mil euros por ampliar um contrato indefinido de jornada parcial para completa. Terá ainda um aumento de mil euros caso a requerente seja uma mulher. O Governo tem um orçamento de 2 milhões de euros para cumprir com essa ajuda.
Contratação de jovens inscritos em garantia juvenil: Jovens menores de 30 anos beneficiários de garantia juvenil que tenham sido despedidos pelo motivo da pandemia do Covid-19 poderão obter ajudas de 6 mil euros em caso de contrato indefinido, 5 mil euros por contrato de estágio e 3 mil 440 euros por contrato de formação e aprendizagem. Poderão solicitar essas ajudas todo tipo de empresas, trabalhadores autônomos e empresas privadas sem fins lucrativos. O Governo tem um orçamento de 5 milhões de euros para cumprir com essa ajuda. Serão adicionados 500 euros a essas ajudas caso a pessoa contratada seja uma mulher ou pertença ao coletivo trans e 2 mil euros se o empregador foi um autônomo sem funcionários.