Para poupar tempo e viagens desnecessárias, a Câmara Municipal de Madri digitalizou os documentos de registo dos cidadãos, conhecido como padrón, incluindo-os numa plataforma, a Intermediação de Dados, para que fiquem à disposição de outras administrações públicas. Desta forma, os candidatos não terão mais que ir ou fazer fila para apresentar o registro ou seu certificado de família a um oficial. Eles poderão verificá-lo instantaneamente com o clique de um botão no banco de dados do seu computador.
Esta medida, que acaba de entrar em vigor, torna a Câmara Municipal de Madri pioneira ao implementá-la, uma vez que poupa burocracia na execução do procedimento. Da mesma forma, a Câmara Municipal de Madrid vai aderir brevemente ao serviço de comunicação para mudança de endereço que, tal como a Plataforma de Intermediação de Dados, é disponibilizado pela Administração Geral do Estado.
Este mecanismo permitirá aos cidadãos que mudem de endereço no município de Madri ou se inscrevam pela primeira vez na capital, solicitar que o seu novo endereço seja comunicado a outras administrações públicas no mesmo processo.
Essas novas aplicações fazem parte do projeto de modernização e digitalização do cadastro municipal que a Câmara Municipal está realizando. Até 2020 só era possível obter a certidão de empadronamento pessoalmente ou por correio normal, mas em fevereiro desse ano, a certificação automatizada foi aprovada e imediatamente quando o pedido é feito na sede eletrônica do Consistório de Madri, com identificação através do DNI eletrônico, certificado eletrônico reconhecido ou código PIN, e sem a necessidade de uma assinatura oficial.
Fonte: El Mundo