Segundo o presidente da Sociedade Espanhola de Medicina, Ricard Ferrer, a capital espanhola é a Comunidade que melhor lidou e está controlando a pandemia do Covid-19. Para Ferrer, a melhor opção talvez tivesse sido fazer um protocolo comum para todas as regiões da Espanha. Ele se lembra do horror da primeira onda da pandemia, quando se completa um ano em março. “Tudo era desconhecido para os profissionais de saúde e nem mesmo estávamos protegidos com máscaras cirúrgicas contra aquele estranho coronavírus, chamado covid-19, que chegava da China”.
Ricard Ferrer declarou ainda ao informativo La Razón que acredita que nenhum país europeu está 100% satisfeito com sua gestão até porque a pandemia tomou uma proporção mundial. Talvez alguns países asiáticos e a Austrália tomaram as melhores medidas e controlaram bem.
Sobre a vacinação, o presidente afirmou que as empresas farmacêuticas não têm sido formais no que diz respeito ao cumprimento do abastecimento e isso quebra a cadeia e atrasa a vacinação. Se tudo correr bem, esperançosamente, no verão, começaremos a ter imunidade de grupo.