À medida que muitas pessoas de todas as partes do mundo chegam em Madri, o setor imobiliário ganha força atraindo investidores internacionais. O México é um dos principais países de origem dos investidores imobiliários em Madri. Mas não só os mais ricos do México apostam na capital espanhola. Dados do Instituto Nacional de Estatística da Espanha revelam que a cidade possui a maior comunidade mexicana de toda a Espanha. Do total de 28.755 pessoas com nacionalidade mexicana na Espanha em 1º de janeiro de 2020, 8.276 residiam em Madri, seguido por Catalunha com 8.022 e, a uma distância abismal é a terceira comunidade autônoma com maior presença mexicana, Andaluzia com 2.794 pessoas.
Os sócios proprietários da “Única Imobiliária” dão pistas de quais clientes costumam vir à capital em busca de casas de luxo. “Em Madri e, principalmente nas zonas nobres, que são a nossa especialidade, as nacionalidades são principalmente clientes de países latino-americanos; mexicanos, venezuelanos, colombianos e argentinos, nessa ordem ”.
Quando se trata de falar sobre os motivos desse magnetismo madrilenho, Casas e Alfageme explicam que o público mexicano sente uma grande atração por Madri. Culturalmente, existem muitos traços e tradições semelhantes que fazem o cliente mexicano se sentir em casa quando está na capital da Espanha. Um dos aspectos que mais motivam os mexicanos é a segurança e a liberdade que oferece uma cidade como Madri, onde pode desfrutar de toda a sua oferta em atividades como restaurantes, lazer, teatros ou museus, sempre num quadro de plena segurança jurídica.
Os especialistas somam também o plano econômico e o conhecido como visto dourado. O Golden Visa é uma oportunidade para clientes estrangeiros já que se trata da concessão de uma autorização de residência na Espanha em troca de um investimento econômico. Esta autorização é emitida para a compra de uma habitação cujo valor seja superior a 500.000 euros.