A Comunidade de Madri vai prorrogar até às 00h00 do dia 9 de maio – data prevista para o fim do Estado de Alarme – o limite de mobilidade noturna devido ao Covid-19 das 23h00 às 06h00. As restrições de entrada e saída também são estendidas, exceto por justa causa, a três novas zonas básicas de saúde (ZBS) e a uma cidade. Ao mesmo tempo, vai elevá-los em quatro áreas básicas e em um local, de forma que a partir desta segunda-feira, tenham um total de 16 áreas básicas de saúde e três locais de perímetro.
Assim, a partir desta segunda-feira, existem ao todo dezesseis áreas básicas de saúde e três localidades de perímetro.
Nestes núcleos populacionais vivem 452.182 cidadãos, 6,7 % do total da região e concentram 8,5 % dos casos dos últimos quatorze dias.
A partir de 26 de abril e até às 00h00 de domingo, 9 de maio, as áreas básicas de saúde de Madri capital de Gandhi, no distrito de Ciudad Lineal, e General Fanjul, no distrito de La Latina; a zona Alcalde Bartolomé González em Móstoles e o município de San Agustín de Guadalix.
Por outro lado, as restrições serão levantadas nas áreas básicas de Virgen de Begoña no distrito de Fuencarral-El Pardo e Valdebernardo no distrito de Vicálvaro em Madri; o de San Fernando em San Fernando de Henares; o de Valle de la Oliva em Majadahonda, bem como a cidade de Paracuellos de Jarama.
O anúncio foi feito na última sexta-feira pelo vice-ministro da Saúde Pública e do plano Covid-19, Antonio Zapatero e, pela diretora-geral da Saúde Pública, Elena Andradas, que informou em entrevista coletiva sobre a situação sanitária e epidemiológica na região.
Andradas explicou que os critérios aplicados pela Direção-Geral de Saúde Pública, para estabelecer as limitações nestes núcleos populacionais, de acordo com a evolução epidemiológica da região são: limiar superior a 500 casos por 100.000 habitantes, aos catorzes dias, tendência crescente e comunidade transmissão.
Fonte: La Razón